... acolhimento porque é bom para toda criança ser bem-recebida e sentir-se importante para alguém!
O período de adaptação na escola infantil é um
momento que gera ansiedade e insegurança em todos os seus envolvidos: criança, família e escola.
Um
olhar mais atento à criança, propiciando um espaço para o protesto através do
choro, ao mesmo tempo, propondo situações para que se acalme, é uma forma de
articular segurança para os dias iniciais.
Há também os que não choram nos primeiros dias,
mas, ao perceberem que ficarão o dia todo na escola, passam a protestar através
do choro.
Nesses momentos, o carinho, a atenção, o colo, o
contato com algum objeto de transição,
principalmente com os menores, facilita a sua adaptação.
Com os menores, a inserção é feita
progressivamente, em subgrupos, durante um período. Esse tempo é gradualmente
reduzido, à medida que aumenta o tempo da permanência da criança, até esta
mostrar-se mais tranqüila durante todo o período.
A preparação de novos ambientes também auxilia a
criança a aceitar essa nova condição de afastar-se da família, a organização do
espaço com diversos brinquedos , jogos coloridos e músicas remetem a um
ambiente de muita alegria.
As nossas
queridas API’s são grandes colaboradoras nesse processo.
Que delícia se adaptar à escola, assim, entrando na escola junto com alguém da família, visitando o espaço da escola, conhecendo aos poucos as pessoas da escola, fazer pintura junto com a mamãe, o papai, o vovô ou a vovó... Sentir-se seguro no espaço, ir embora junto com a família no primeiro dia, no segundo e enquanto necessitar para adaptar-se neste novo momento e espaço... Parabéns à todos da Equipe Emei Emílio Carlos, e também para todas as famílias, que disponibilizaram e se programaram para fazer o melhor pelas crianças. Um abraço, Profª Ana Paula Braz.
ResponderExcluir