Bem vindos

Sejam Bem vindos ao blog da EMEI Emílio Carlos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nosso Cotidiano

Quando conhecer nossa escola talvez você verá muitos alunos fora de sala, com suas professoras em diferentes atividades, na horta, nas aulas de artes (ateliê), cantando, fazendo atividades com o corpo, brincando com água, barro, interagindo com diversos materiais, etc. Poderá presenciar alunos e professores em grupos, em rodas de conversa, planejando suas atividades e seus projetos. Verá como nossos alunos valorizam a alimentação saudável, os produtos orgânicos e atividades físicas para manter não só o corpo, mas também a mente saudável. Apreciará sempre painéis, murais, produções, retratando o trabalho dos alunos, com atividades dos  projetos. Será solicitado, pelos próprios alunos, a fazer campanhas fora e dentro da escola, enfim..... uma realidade um pouco diferente.
Por que ?
Nossa escola tem  como objetivo principal trabalhar com o aluno os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, para que ele possa, com suas atitudes, assumir a responsabilidade e o compromisso com a busca de alternativas para a melhoria da qualidade da vida no planeta Terra.
O programa curricular foi ampliado para incluir atividades como música, teatro,  artes plásticas, trabalho de corpo, as emoções, os sentimentos, o pensar, para que as atitudes não sejam somente com a razão, mas também com o coração.
Incluímos também estudos e vivências com Horta, Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Essas atividades sempre fizeram parte do cotidiano escolar e servem como pano de fundo para a aplicação da grande maioria dos conteúdos curriculares no dia-a-dia do aluno.

Avaliação

A avaliação é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. A participação do aluno nas atividades e no grupo em que ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada.

Atividades                                             
Atividades como música, teatro, artesanato, artes plásticas, expressão corporal e vivências com horta, culinária natural, reciclagem de sucata, etc.

Dinâmicas de teatro com os alunos, funcionários e , visando a expressão corporal, são contempladas no nosso currículo e as produções de peças teatrais e jogos de dramatização são voltadas para os temas centrais dos projetos .
Muitas vezes as fases de produção de uma apresentação  envolvem os alunos , desde a atuação, à cenografia, e figurino. Utilizam o corpo como instrumento de expressão e de exploração do mundo.
Horta
A Horta também é mantida pelos próprios alunos. Cada plantio do canteiro é monitorado, desde os estudos preparativos (pesquisas sobre as hortaliças em questão, seus períodos de plantio e colheita, aspectos nutricionais, tipo de solo adequado) até à utilização dessas hortaliças no preparo de saladas ou outros pratos.

Um comentário:

  1. Uma escola feita para criança, respeitando a infância, com propostas encantadoras e significativas para suas aprendizagens . Parabéns !

    ResponderExcluir