Bem vindos

Sejam Bem vindos ao blog da EMEI Emílio Carlos.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Preocupando-se com a saúde!


As crianças fizeram uma armadilha para caçar o mosquito da dengue e pernilongo.

CUIDADO: A DENGUE MATA! 

NÃO DEIXE ÁGUA EM GARRAFAS, VASOS OU PNEUS, OS MOSQUITOS NASCEM ATÉ EM ÁGUA LIMPA.   (texto escrito pelas crianças)

Faça a sua armadilha:
Material:
  •      1 garrafa pet de 2 litros
  •      50 gr de açúcar mascavo
  •      200 ml de água morna
  •      1 gr de fermento biológico fresco (de pão)     
      Montagem:
Corte a garrafa acima do meio e reserve a parte do gargalo. Coloque o açúcar, a água e o fermento na base da garrafa. Na boca da garrafa coloque um pedaço de tule, de modo que fique totalmente coberto, prendendo com arame na borda. Feche a garrafa com o gargalo virado para baixo e vede com fita crepe. Espalhe pela casa/escola/trabalho e em todos os lugares necessários.

G 5 C – Profª Marli

 



                                                                          

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma Boa Acolhida!


... acolhimento porque é bom para toda criança ser bem-recebida e sentir-se importante para alguém!

O período de adaptação na escola infantil é um momento que gera ansiedade e insegurança em todos os seus envolvidos: criança, família e escola.

Um olhar mais atento à criança, propiciando um espaço para o protesto através do choro, ao mesmo tempo, propondo situações para que se acalme, é uma forma de articular segurança para os dias iniciais.

Há também os que não choram nos primeiros dias, mas, ao perceberem que ficarão o dia todo na escola, passam a protestar através do choro. 

Nesses momentos, o carinho, a atenção, o colo, o contato com algum objeto de transição, principalmente com os menores, facilita a sua adaptação.
Com os menores, a inserção é feita progressivamente, em subgrupos, durante um período. Esse tempo é gradualmente reduzido, à medida que aumenta o tempo da permanência da criança, até esta mostrar-se mais tranqüila durante todo o período.
  
A preparação de novos ambientes também auxilia a criança a aceitar essa nova condição de afastar-se da família, a organização do espaço com diversos brinquedos , jogos coloridos e músicas remetem a um ambiente de muita alegria.

 As nossas queridas API’s são grandes colaboradoras nesse processo.





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nosso Cotidiano

Quando conhecer nossa escola talvez você verá muitos alunos fora de sala, com suas professoras em diferentes atividades, na horta, nas aulas de artes (ateliê), cantando, fazendo atividades com o corpo, brincando com água, barro, interagindo com diversos materiais, etc. Poderá presenciar alunos e professores em grupos, em rodas de conversa, planejando suas atividades e seus projetos. Verá como nossos alunos valorizam a alimentação saudável, os produtos orgânicos e atividades físicas para manter não só o corpo, mas também a mente saudável. Apreciará sempre painéis, murais, produções, retratando o trabalho dos alunos, com atividades dos  projetos. Será solicitado, pelos próprios alunos, a fazer campanhas fora e dentro da escola, enfim..... uma realidade um pouco diferente.
Por que ?
Nossa escola tem  como objetivo principal trabalhar com o aluno os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, para que ele possa, com suas atitudes, assumir a responsabilidade e o compromisso com a busca de alternativas para a melhoria da qualidade da vida no planeta Terra.
O programa curricular foi ampliado para incluir atividades como música, teatro,  artes plásticas, trabalho de corpo, as emoções, os sentimentos, o pensar, para que as atitudes não sejam somente com a razão, mas também com o coração.
Incluímos também estudos e vivências com Horta, Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Essas atividades sempre fizeram parte do cotidiano escolar e servem como pano de fundo para a aplicação da grande maioria dos conteúdos curriculares no dia-a-dia do aluno.

Avaliação

A avaliação é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. A participação do aluno nas atividades e no grupo em que ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada.

Atividades                                             
Atividades como música, teatro, artesanato, artes plásticas, expressão corporal e vivências com horta, culinária natural, reciclagem de sucata, etc.

Dinâmicas de teatro com os alunos, funcionários e , visando a expressão corporal, são contempladas no nosso currículo e as produções de peças teatrais e jogos de dramatização são voltadas para os temas centrais dos projetos .
Muitas vezes as fases de produção de uma apresentação  envolvem os alunos , desde a atuação, à cenografia, e figurino. Utilizam o corpo como instrumento de expressão e de exploração do mundo.
Horta
A Horta também é mantida pelos próprios alunos. Cada plantio do canteiro é monitorado, desde os estudos preparativos (pesquisas sobre as hortaliças em questão, seus períodos de plantio e colheita, aspectos nutricionais, tipo de solo adequado) até à utilização dessas hortaliças no preparo de saladas ou outros pratos.